segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Motor do gol ou santana "Não Pega" (até 96)

Bom amigos, caso vcs tenham um gol ou santana e vez por outra o danado para de funcionar e te deixa na mão e com muita vergonha, ex: vc para no posto para abastecer e ao termina vc TENTA (kkk) ligar o carro mais ele não pega de jeito nenhum, e depois de uns cinco minutos ele pega do nada e te deixa mais louco ainda. Bom vamos solucionar esse problema que deixa muitos proprietarios do gol e do santana ferrados.


O maldito problema normalmente esta no relé da bomba de combustivel (nota: são carros que embora tenham injeção eletronica, a injeção e antiga antes da MI) que fica dentro do carro do lado do passageiro. Muitos trocam a bomba de combustivel achando ser ela a causa do problema, e acabam por não resolver o problema.


 


Basta retirar um pouco para o lado o tapete e vc terá acesso ao relé
















Normalmente tem uma capinha de plastico tampando, no meu "não essxisste isso" kkk, e o tiver ainda é só puxar.


















Esse é relé, só retira-lo e levo-lo para a mesa de cirurgia.



  














Local onde estava o paciente.


















Relé pronto para a cirurgia. Mais vc deve estar se perguntando: Por que eu não posso simplesmente comprar outro relé e colocar no lugar desse??? Bom aqui é que mora o problema!!! Se o seu carro não esta pegando ou pega hora sim hora não, e vc troca o relé por outro novo, é claro que o problema vai sumi, mais é certeza que ele vai voltar. (As vezes vc pode da tanta sorte, que o relé novo já vem com defeito[solda fria]) Por que???


















Dentro desses relés, existe um circuito impresso, e nesse circuito a varios pontos de solda. Com o tempo esses pontos de solda vão se trincando (solda fria) e acaba por hora tendo contato e hora não. Então como resolver isso???


















 Estanho


















Basta vc pegar um ferro de solda e um pouco de estanho (ferrinho que vai ser derretido, que vc encontra em casas de materiais de construções por uns R$ 20,00)


















Agora vc vai ter de resoldar todos os pontos de solda do relé, sem dó e nem piedade, só tomando o cuidado para não unir os terminais. Quando eu digo todos é todos mesmo. E ve se não vai lotar de estanho, é só um pouco, o suficiente.


















Para retirar aquela capinha basta usar uma chave de fenda.



 Relé resoldado (existe essa palavra kkk) e pronto para usar.


















Reconecte no mesmo lugar e veja a diferença. Vc numca mais vai ficar parado posto de gasolina. kkk...

domingo, 19 de dezembro de 2010

Marcha do monza com folga, como resolver!!!


COMO TIRAR A FOLGA DA ALAVANCA DO CÂMBIO
Olá amigos. Depois que meu monza deixou de aceitar a 5ª marcha, resolvi parar pra investigar o defeito. Minha alavanca de câmbio estava com muita folga, o que dificultou a regulagem dos engates das marchas e impossibilitou de engrenar a 5ª de vez. Comprei os reparos do liame e hoje fui fazer o reparo e decidi compartilhar a experiência com vocês. Meu monza é um sl/e 1990 e acredito que esse procedimento sirva pra todos até o ano de 1992.


Nível de dificuldade: FÁCIL.


O que precisamos: nesse caso, como minha manopla ainda estava boa, sem folgas, parti pra compra dos outros reparos disponíveis para o liame.


Imagem


02 buchas
01 junta central dos liames


INSTALAÇÃO


Primeiramente temos que soltar o liame que vai preso ao trambulador. Pra isso, engrenei a 4ª marcha para o trambulador ficar todo recolhido pra dentro da caixa. Usando uma chave de estria nº 13 pra folgar a porca, com jeito o eixo do liame se soltou. Agora vem a parte mais trabalhosa: soltar o liame inteiro.


Por baixo do carro, você verá o liame, saindo da manopla e indo até a caixa de macrha, no ponto que acabamos de soltar do trambulador. Nele, tem-se 4 parafusos, e pra soltar, precisei de uma chave nº 10. Sem mais complicações, e tendo cuidado pro liame não cair na minha cabeça, retirei pra verificar o seu real estado e se havia folga. Eis o liame na foto:


Imagem


Fiz a marcação dos 4 parafusos que fazem a fixação dele no chassis e da porca que prende no trambulador.


Depois de solto, fui verificar o estado do mecanismo e estava realmente precisando de reparo. A folga era muito grande, o que impossibilitava a trocade marchas com precisão. Pra começar, a folga da junta central era muito grande e das duas buchas, apenas uma estava inteira. Segue abaixo a foto da junta e das buchas (ou o lugar delas):


Imagem


Junta central.


Imagem


Imagem


Buchas.


Pra dar continuidade, precisaremos desmontar o liame inteiro. Existe um pino que trava uma peça, parecida com uma mão francesa que faz a conexão com a manopla. Esse pino, ao ser retirado, permite soltar essa mão francesa e desmonatar o eixo do restante da peça. Eis o dito cujo:


Imagem


Pra soltar, usei uma broca e um martelo. Vai batendo até sair por completo. Sai fácil, sem dor de cabeça.


Imagem


Imagem


Aqui já desmontado, com o pino extraído e o eixo fora do restante da peça.


Agora precisamos retirar a junta central usada pra instalar a nova. Aqui deu um pouco mais de trabalho pois precisei usar uma furadeira com um disco de corte pra retirar os pinos que prendiam a junta central. Depois de retirado, coloquei o novo e aqui vai uma dica: o pino que vem com a junta central deve ser travado como o antigo estava. Pra isso, basta apoiar a peça bem e com um martelo ir batendo na ponta mais fina do pino. Assim ela vai se contraindo e travando a peça de forma definitiva.


Imagem


Detalhe da junta nova.


Imagem


Aqui vemos o processo e onde devemos bater pra travar a junta. Percebam a marca do disco de corte.


Imagem


Imagem


Eis o pino e o lado que deve ser batido. Depois dos dois pinos travados, teremos a seguinte montagem:


Imagem


O próximo passo é colocar as duas buchas, uma de cada lado. Precisei de um pouco de vaselina e um cepo pra ir batendo na bucha por igual até ela entrar. Entra com dificuldade, mas entra.


Imagem


Detalhes da bucha.


Imagem


Imagem


Aqui já instalada no seu devido lugar.


Depois das bucas instaladas, bastar remontar o eixo no restante da peça, finalizando com a mão francesa presa pelo pino, retirado no início do processo.


Agora é só reinstalar o liame, recolocar a coifa de proteção e fazer a regulagem da marcha. No meu caso, como a 4ª marcha ainda estava engrenada na caixa de marchas, coloquei a alavanca na posição da 4ª e apertei a porca novamente no trambulador pra travar a posição.


Gostei muito do resultado, o câmbio ficou perfeito, sem folga alguma, com todas as marchas entrando com precisão e suavidade. O monzão agora ficou bem mais gostoso de dirigir.

 Creditos de um amigo da net.

COMO TROCAR O CATALISADOR DO GOL

Hoje vou dar uma dica de como trocar o catalisador do seu carro. Bom a troca é simples e rapida. 


Vamos lá:


Vc vai precisa de um macaco,




 De uma carro pra poder trocar o catalisador. kkkk.. Obvio. kkk...





















De dois cavaletes, claro se vc tiver, caso vc não tenha, coloque no meio fio, entre a calçada e a rua. Use a calçada para deixar um dos lados do carro mais alto para que vc possa entrar embaixo do carro, e efetuar a troca do catalisador.




































De ferramentas. Mais precisamente a chave 13 (Normalmente é essa)


































De um catalisador é claro.






































Detalhe: Por que é importante trocar o catalisador? Tá vendo esta ceramica??? E ai que esta a grande arma de um catalisador . Essa ceramica especial tem varias substâncias que, ao passar a fumaça por ele, a mesma é filtrada (reação quimica) e ao sair no final do escapamento saem apenas gases inofencivos ao meio ambiente. Muitos acham que o carro sem catalisador (ou quebrar a ceramica) deixa o carro mais potente e econômico. Mais isso é pura mentira. Além de o carro ficar mais beberão ele perde a potência.


Mais vc deve esta se perguntando: Qual é a frente do catalisador??? Ou qual é o lado que fica virado para o motor??? Normalmente o catalisador tem uma seta apontando para o lado do escapamento. Mais caso não tenha a seta o que fazer???





























Basta ver qual é o lado do catalisador que tem o encaixe para colocar o anel para selar (vedação). Esse anel só encaixa na parte do escapamento que vem do motor. Então não tem como erra a montagem. A não se esqueção de comprar as duas juntas de vedação e baratinho, R$ 3,00. Obs: Nunca deixe o catalisador cair no chão.


Bom para retirar o catalisador velho, basta vc retirar tres parafusos (total de 6) de cada lado.  A chave é a 13.  Depois de trocado, vc deve deixar o carro ligado durante uns 10 minutos em marcha, isso serve para queimar as juntas e para que o catalisador possa trabalhar certinho (Fixar a ceramica e fazer as reações quimicas necessárias). Obs: durante esses 10 minutos, o catalisador vai fumaçar muito. não se assute. 












Detalhe dos parafusos.