domingo, 8 de novembro de 2009

Como montar o Bloco, pistão, aneis, retentor e bronzinas.

Hoje venho postar algumas fotos da montagem do meu bloco do motor, mais precisamente o pistão.

Peço desculpas, pois eu vacilei, e perdi algumas seqüencias de fotos.




Bloco do meu Monza 85, claro, depois de eu ter pintado!!! kkk...


Vira-brequim depois da retifica.


Lindinho, mais deu trabalho.


Primeiro de tudo, antes de começar a montagem vc deve limpar bem as peças ""todas""












pronto, Linpinho!!!



Pegue um arame fininho e limpe todas as passagens de oléo no vira.



Prenda o vira no volante e depois prenda numa morsa(claro se vc tiver uma)kkkk...



Prazer Volante!!!



Pegue os pistões e coloque as brozinas nas bielas respeitando sempre as
travinhas ou guias.


Pistão novo hein!!!! kkkk...





Depois de colocar as bronzinas de biela, vc vai prender o pistão no vira e vai ver se elas girão livres. detalhe: tem que da o aperto final em cada teste, eu tive de dar o aperto no mesmo pistão umas cinco vezes. (faltou a seqüencia de fotos)



Quando vc faz um curso de mecânica, eles dizes que quando uma peça vai para a retifica ela deve se ajustar perfeitamente nas outras peças ao voltar. Mais nem sempre é assim!!! Eu disse na foto anterior que dei uns cinco apertos no mesmo pistão, justamente por causa de usinagem "mau feita". Como resolver: Agora vc vai tirar o pistão do vira e ver as marcas que ficaram, uns tracinhos preto. Dai vc vai precisar raspar um pouco até sumir os tracinhos preto, igual a foto, mais bem de leve pois se vc colocar muita força vc pode perde as bronzinas. Jamais use lixa na parte de dentro das bronzinas!!! Depois de raspar, vc deve colocar o pistão no vira e dar o aperto novamente e verificar se ele gira livremente, se não girar totalmente livre vc deve fazer a mesma seqüencia novamente, até que ele gire livre.



Ferramenta para raspar as Bronzinas. Rasquete.



Depois de colocar as Bronzinas de biela vc colocar as bronzinas de
mancal. É bem provavel que vc tenha que lixar a bronzina de mancal também. Mais em vez de lixar a parte de cima vc deve lixar as laterais, de preferencia, lixe mais o lado que fica virado para a polia pois esse lado gasta mesnos do que o outro lado, por causa da embreagem. E isso vai aumentar a vida util da peça. Detalhe: A bronzina de mancal que ddeve ser lixada é a do meio a mais forte, igual a foto.



Quando vc for colocar as bronzinas de mancal e fazer os testes com o vira-brequim, vc deve retirar os pistões, para facilitar os testes.(Mais marque os pistões, pois quando vc for coloca-los, eles devem ser colocados na mesma seqüencia ex: 1,2,3,4) Depois de lixar as bronzinas de mancal, vc vai colocar todas as outras bronzinas de mancar e colocar os prendedores, na seqüencia certa. Normalmente são numerados. São esses ai em baixo.



Depois de dado os apertos vc vai verificar se o vira gira livremente, e se não ficou com folgas. O vira não pode ter nenhuma folga, nem para tras, nem para frente, nem para os lados. Para fazer o teste, segure o volante e mova-o para lá e para cá; Já os pistões, a unica folga que ele tem de ter é para as laterais, mais é uma folga muito leve, quase não se percebe. Essa folga serve para lubrificar as bielas e paredes do bloco. Obs: O pistão não pode ter folgas de cima para baixo. Se tiver deve ser tirado, pois ser deixar vai fazer o famoso "rajar do motor" ou o famoso "batendo biela".



Cinta para colocar os pistões dentro do bloco.



Com o vira agora colocado e bem lubrificado (numca se esqueça de lubrificar bem, depois que vc acabar de regular tudo) Vire o bloco de lado e com a ajuda do cinto para pistão, coloque os pistões para dentro. Vc deve estar se perguntando o por que do cinto. É por causa dos anéis, eles só passam na boca do bloco com a ajuda do cinto. Olha os anéis ai em baixo.



Esse é o meu antigo pistão. Detalhe muito importante: Quando forem colocados, as brechas dos anéis jamais podem coincidir. Por que??? porque não!!! kkk... É que assim o oleo pode passar e causar uma penca de poblemas. O ideal é vc deixar cada brecha virada para uma lado diferente.
Os anéis tem uma marca indicando o lado que vai ficar para cima



Essa seta do pistão deve ser colocada na direção da polia.
Detalhe: Se o seu carro for um corcel(Ford) ou Carros refrigerados a ar da linha volks, combi, variante, fusca, os pistões não apontam pra polía, e sim pro volante.
Agradeço por essa dica ao amigo Hélio.




Não se esqueça de lubrificar bem antes de dar os ultimos apertos, não tenha dó.


Pistões e vira colocados Agora é só da os apertos.



Agora vamos colocar o retentor do volante.



De algumas batidinha de leve com o martelo no retentor até que ele entre tudo. Verifique se não ficou alguma folga, pois se vc deixar com alguma folga, vai vazar oleo, ai o trampo vai ser grande, pois vc vai ter de tirar o câmbio. Não se esqueça de lubrificar o retentor com um pouco de graxa.



Vai ficar assim!!!



Agora vamos passar cola. Eu não tirei fotos das canaletas.



Vc deve passar cola nas canaletas do prendedor do vira do lado do volante, deixe vazar um pouco de cola para fora, para ajudar mais na vedação.



Hummmmm!!! Bom!!! kkk...





Agora vamos colocar o volante. Para que vc não tenha problemas com vazamentos no futuro, coloque cola no parafuso, isso mesmo no parafuso, e não no buraco do parafuso!!! Gente é cola especial para motor. É baratinha.



É isso ai gentem. kkkkkkkkk... Novamente peço desculpas pela seqüencia de fotos. Abraços.

9 comentários:

  1. e aí CIROROBB,,BLZ,,,gostou da sensação de ver o 1º motor montado por vc mesmo??? é boa não é !!!apesar de te visto que vc tem as manhas, de mecãnica,,,vou deixar um toque pra vc ,caso vc já não saiba,,,,se algum dia for montar um motor de corcel(ford) ou refrigerado a ar da linha volks,,fusca ,komby ,variant ,etc,, os pistões não apontam pra polía, e sim pro volante,,,,,meus PARABÉNS, PELO 1° MOTOR,,,abraço

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  2. Eu tenho uma critica básica...
    Eu aconselharia não bater com o martelo direto no retentor pois isso empenaria o mesmo pois a sua estrutura interna é de aço.
    Normalmente uso o retentor velho como apoio sobre o retentor novo,isso diminuiria o impacto do martelo sobre o retentos.

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  3. ola,FCK boa dica cara essa do retentor velho....eu ja fiz o meu AP 1.8 e faz 1 ano e não deu nada até agora rss
    essa semana vou montar o do meu pai,é um Fire 1.0 8v...e vamu que vamu
    ficou otimo o seu post amigo....parabens
    ah e a sensação de ver seu 1 motor roncando não tem preço em rss

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  4. ISTO TUDO PRA MIM É MUITO LEGAL!!!!POIS EU NÃO ENTENDO NADA DE MOTOR E ESTOU C/ O DO MEU VECTRA TRAVADO. VC ACHA Q SE EU MANDAR P/ RETIFICA E DEPOIS MANDAR P/ UM MECANICO MONTAR FICA + BARATO!!!?? É PORQE ESTOU SEM CONDIÇOES FINANCEIRA P/ PAGAR O SERVIÇO COMLETO.

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  5. Pessoa como vc é que fas
    a diferença em nosso Brasil que passa oque sabe eu sou mecânico tamem e sempre dou dicas porque quando eu partir deste mundo não quero levar pro túmulo











    meus conhecimento não vai me servir pra nada lá meus parabéns pra vc seja sempre assim que Deus vai abençoar vc

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  6. quero aprender a trocar o retentor da polia do (ford corcel) pode me ajuda? obrigado fico feliz por saber que tem gente boa ainda neste mundo.

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  7. Cara,fiquei muito feliz pela sua atuanção no meio dos mecânicos,ha eu fiz curso e trabalho nesta area só para o hobby,lembrando que vc poderia ter falado para a galera a sequencia dos aneis do pistão para o pessoal saber,mais parabens mesmo,ficou muito show de bola.

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  8. Opa,achei bacana as dicas ,porque no meu caso rodei com minha combi sem óleo ele meio que fundi-o e não posso gastar muito nela por isso eu mesmo fazer,motor essa dicas do blog vai me ajudar bastante

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